list 5个序列
assignment 等级:入门
chat_bubble_outline 语言 : 葡萄牙语
card_giftcard 120点
评论
-
starstarstarstarstar

关键信息

credit_card 免费进入
timer 总共15个小时

关于内容

Este curso visa analisar a relação entre a Contabilidade e a sociedade através do tempo e oferecer um contexto para o conteúdo técnico que os estudantes costumam aprender em cursos de graduação, apresentando as situações em que se desenvolveram conceitos utilizados atualmente na Contabilidade.

more_horiz 查看更多
more_horiz 收起
dns

课程大纲

SEMANA 1: “Introdução à História da Contabilidade”

Na sessão inicial participantes serão apoiados para construção de contexto com a ambientação na Mesopotâmia (características, contribuição e contabilidade). Discussão sobre práticas administrativas em Uruk (3500 a 2900 a.C.) será estabelecida pelo Prof. Grof (convidado). Aspectos de troca, estoque e empréstimo serão objeto de reflexão. Por fim, participantes serão convidados a jogar a primeira fase do DEBORAH Game, atuando como um escriba na Mesopotâmia. Na segunda parte desta sessão, os estudantes serão levados à reflexão sobre os sete elementos apontados por Littleton como antecedentes das partidas dobradas. Ainda nesta sessão, teremos a participação especial do Prof. Schmidt (autor de tese pioneira sobre História da Contabilidade aqui no Brasil). Haverá indicação de leituras opcionais para a complementação dos estudos.

SEMANA 2: “Sistema de Contabilização por Carga e Descarga”

Na sessão, será apresentado o método de Carga e Descarga, pouco conhecido entre os próprios contadores. As professoras Rodrigues e Gomes (Universidade do Minho - Portugal) farão participação especial compartilhando seus conhecimentos a respeito do tema, notadamente o sistema, suas características e regiões em que foi utilizado. Participantes serão convidados a jogar outro míni-jogo do DEBORAH Game, com base em contabilidade por Carga e Descarga, que se passa em um monastério feminino português do final do século XVIII e início do XIX. O Professor Oliveira (Universidade do Porto - Portugal) participará como convidado destacando aspectos da ligação histórica entre Contabilidade e Religião. Exemplos serão apresentados sobre este método. Materiais de apoio e leitura serão indicados para complementar estudos.

SEMANA 3: “As Partidas Dobradas (Pré-Pacioli)”

Na terceira sessão, sistemas alternativos às partidas dobradas serão discutidos. Aspectos sobre o desenvolvimento das partidas dobradas na Roma Antiga e no Antigo Egito serão expostos. Também será abordado o seu desenvolvimento em outras regiões, como Itália no período renascentista, China, além de comentários sobre a Índia. Reflexão sobre os Templários será feita. Tendo por base o artigo de Littleton (1927) – The antecedents of double-entry – serão retomados os sete elementos necessários para o surgimento das partidas dobradas. Participantes irão jogar o míni-jogo do DEBORAH Game ambientado em Florença do século XIV, em que o objetivo do jogador é explorar o cenário da época tentando localizar os sete elementos mencionados no texto de Littleton. Será abordado desenvolvimento da contabilidade nas cidades italianas de Milão, Gênova e Florença, assim como referência a Luca Pacioli e a Summa de Arithmetica, Geometria, Proportioni et Propornalità. Materiais de apoio e leitura serão indicados para complementar os estudos.

SEMANA 4: “Luca Pacioli e a Summa de Arithmetica, Geometria, Proportioni et Propornalità”

Na quarta sessão do curso, atenção será dada a Luca Pacioli e a Summa de Arithmetica, Geometria, Proportioni et Propornalità. Será estabelecida reflexão sobre como o registro da descrição do sistema contábil por partidas dobradas em um livro possibilitou a padronização de um modelo passível de ser reproduzido em vários países, colaborando para sua adoção por toda a Europa, até o século XIX. Será apresentado também tópico sobre as escolas de comércio em Portugal pela Prof.ª Rodrigues (Universidade do Minho - Portugal). A Professora Vasconcelos (Doutoranda - FEA-USP) irá compartilhar o caso das Companhias Pombalinas e seu papel na disseminação das partidas dobradas no Brasil. Materiais de apoio e leitura serão indicados para complementar estudos.

SEMANA 5: “Contabilidade Contemporânea

A quinta sessão versará sobre a Contabilidade no mundo contemporâneo. Reflexões sobre a evolução do papel da contabilidade na sociedade, com ênfase para informação contábil, decisões, regulação, auditoria, riscos e consequências desejadas e indesejadas do estágio atual de desenvolvimento. Será disponibilizada aos participantes o míni-jogo do DEBORAH Game que aborda o papel do contador na sociedade, ambientado na Austrália, e desenvolvido com base no artigo de Hines (1988) – Financial accounting: In communicating reality, we construct reality. Materiais de apoio e leitura serão indicados para complementar estudos.

record_voice_over

教师

  • Alan Sangster
  • Edgard Cornacchione - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
store

内容设计师

Universidade de São Paulo
Criada em 1934, a Universidade de São Paulo é uma das mais importantes instituições de ensino superior e pesquisa do Brasil, responsável por uma proporção significativa dos títulos de Mestrado e Doutorado do país. A USP é reconhecida por sua busca pela excelência no ensino e na pesquisa, e por sua contribuição para o avanço da ciência e da tecnologia. A USP é uma universidade pública, mantida pelo estado de São Paulo, e seus campi estão distribuídos por oito cidades, além de Unidades de Ensino, Museus e Centros de Pesquisa situados em outros municípios.
assistant

平台

Coursera

Coursera是一家数字公司,提供由位于加利福尼亚州山景城的计算机教师Andrew Ng和达芙妮科勒斯坦福大学创建的大型开放式在线课程。

Coursera与顶尖大学和组织合作,在线提供一些课程,并提供许多科目的课程,包括:物理,工程,人文,医学,生物学,社会科学,数学,商业,计算机科学,数字营销,数据科学 和其他科目。

你是这个MOOC的设计者?
您对这门课的评价是 ?
内容
0/5
平台
0/5
动画
0/5