list 5 séquences
assignment Niveau : Introductif
chat_bubble_outline Langue : Portugais
card_giftcard 120 points
Avis de la communauté
-
starstarstarstarstar

Les infos clés

credit_card Formation gratuite
timer 15 heures de cours

En résumé

Este curso visa analisar a relação entre a Contabilidade e a sociedade através do tempo e oferecer um contexto para o conteúdo técnico que os estudantes costumam aprender em cursos de graduação, apresentando as situações em que se desenvolveram conceitos utilizados atualmente na Contabilidade.

more_horiz Lire plus
more_horiz Lire moins
dns

Le programme

SEMANA 1: “Introdução à História da Contabilidade”

Na sessão inicial participantes serão apoiados para construção de contexto com a ambientação na Mesopotâmia (características, contribuição e contabilidade). Discussão sobre práticas administrativas em Uruk (3500 a 2900 a.C.) será estabelecida pelo Prof. Grof (convidado). Aspectos de troca, estoque e empréstimo serão objeto de reflexão. Por fim, participantes serão convidados a jogar a primeira fase do DEBORAH Game, atuando como um escriba na Mesopotâmia. Na segunda parte desta sessão, os estudantes serão levados à reflexão sobre os sete elementos apontados por Littleton como antecedentes das partidas dobradas. Ainda nesta sessão, teremos a participação especial do Prof. Schmidt (autor de tese pioneira sobre História da Contabilidade aqui no Brasil). Haverá indicação de leituras opcionais para a complementação dos estudos.

SEMANA 2: “Sistema de Contabilização por Carga e Descarga”

Na sessão, será apresentado o método de Carga e Descarga, pouco conhecido entre os próprios contadores. As professoras Rodrigues e Gomes (Universidade do Minho - Portugal) farão participação especial compartilhando seus conhecimentos a respeito do tema, notadamente o sistema, suas características e regiões em que foi utilizado. Participantes serão convidados a jogar outro míni-jogo do DEBORAH Game, com base em contabilidade por Carga e Descarga, que se passa em um monastério feminino português do final do século XVIII e início do XIX. O Professor Oliveira (Universidade do Porto - Portugal) participará como convidado destacando aspectos da ligação histórica entre Contabilidade e Religião. Exemplos serão apresentados sobre este método. Materiais de apoio e leitura serão indicados para complementar estudos.

SEMANA 3: “As Partidas Dobradas (Pré-Pacioli)”

Na terceira sessão, sistemas alternativos às partidas dobradas serão discutidos. Aspectos sobre o desenvolvimento das partidas dobradas na Roma Antiga e no Antigo Egito serão expostos. Também será abordado o seu desenvolvimento em outras regiões, como Itália no período renascentista, China, além de comentários sobre a Índia. Reflexão sobre os Templários será feita. Tendo por base o artigo de Littleton (1927) – The antecedents of double-entry – serão retomados os sete elementos necessários para o surgimento das partidas dobradas. Participantes irão jogar o míni-jogo do DEBORAH Game ambientado em Florença do século XIV, em que o objetivo do jogador é explorar o cenário da época tentando localizar os sete elementos mencionados no texto de Littleton. Será abordado desenvolvimento da contabilidade nas cidades italianas de Milão, Gênova e Florença, assim como referência a Luca Pacioli e a Summa de Arithmetica, Geometria, Proportioni et Propornalità. Materiais de apoio e leitura serão indicados para complementar os estudos.

SEMANA 4: “Luca Pacioli e a Summa de Arithmetica, Geometria, Proportioni et Propornalità”

Na quarta sessão do curso, atenção será dada a Luca Pacioli e a Summa de Arithmetica, Geometria, Proportioni et Propornalità. Será estabelecida reflexão sobre como o registro da descrição do sistema contábil por partidas dobradas em um livro possibilitou a padronização de um modelo passível de ser reproduzido em vários países, colaborando para sua adoção por toda a Europa, até o século XIX. Será apresentado também tópico sobre as escolas de comércio em Portugal pela Prof.ª Rodrigues (Universidade do Minho - Portugal). A Professora Vasconcelos (Doutoranda - FEA-USP) irá compartilhar o caso das Companhias Pombalinas e seu papel na disseminação das partidas dobradas no Brasil. Materiais de apoio e leitura serão indicados para complementar estudos.

SEMANA 5: “Contabilidade Contemporânea

A quinta sessão versará sobre a Contabilidade no mundo contemporâneo. Reflexões sobre a evolução do papel da contabilidade na sociedade, com ênfase para informação contábil, decisões, regulação, auditoria, riscos e consequências desejadas e indesejadas do estágio atual de desenvolvimento. Será disponibilizada aos participantes o míni-jogo do DEBORAH Game que aborda o papel do contador na sociedade, ambientado na Austrália, e desenvolvido com base no artigo de Hines (1988) – Financial accounting: In communicating reality, we construct reality. Materiais de apoio e leitura serão indicados para complementar estudos.

record_voice_over

Les intervenants

  • Alan Sangster
  • Edgard Cornacchione - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
store

Le concepteur

Universidade de São Paulo
Criada em 1934, a Universidade de São Paulo é uma das mais importantes instituições de ensino superior e pesquisa do Brasil, responsável por uma proporção significativa dos títulos de Mestrado e Doutorado do país. A USP é reconhecida por sua busca pela excelência no ensino e na pesquisa, e por sua contribuição para o avanço da ciência e da tecnologia. A USP é uma universidade pública, mantida pelo estado de São Paulo, e seus campi estão distribuídos por oito cidades, além de Unidades de Ensino, Museus e Centros de Pesquisa situados em outros municípios.
assistant

La plateforme

Coursera

Coursera est une entreprise numérique proposant des formations en ligne ouverte à tous fondée par les professeurs d'informatique Andrew Ng et Daphne Koller de l'université Stanford, située à Mountain View, Californie.

Ce qui la différencie le plus des autres plateformes MOOC, c'est qu'elle travaille qu'avec les meilleures universités et organisations mondiales et diffuse leurs contenus sur le web.

Vous êtes le concepteur de ce MOOC ?
Quelle note donnez-vous à cette ressource ?
Contenu
0/5
Plateforme
0/5
Animation
0/5